Abastecimento autossuficiente de energia

Energia hidrelétrica

Energia

Nossos escritórios administrativos estão situados em um antigo prédio do moinho. Uma parte do edifício fica em uma ramificação do pequeno rio Emmer. Uma turbina poderosa no edifício produz anualmente 1.000.000 kWh de energia. Assim, produzimos três vezes mais energia do que precisamos em um ano.

Energia solar

Instalamos um sistema de energia solar no telhado do nosso edifício de produção, em Lüneburg, para aquecimento da água. Isto significa que, no verão, poupamos 100% da energia necessária, e, ao longo do ano, economizamos até 5.500 kWh de gás. Próximo a Hamelin, foi instalado no telhado do viveiro experimental um sistema de energia solar. Graças ao sistema fotovoltaico, foi possível economizar 18% da energia de toda a área de trabalho. Através de nossos sistemas, produzimos cerca de 75.000 kWh em energia solar.
Calor de biogás residual
O viveiro experimental consome energia térmica, porque, infelizmente, a energia solar não é suficiente para aquecer as estufas. Usamos o calor residual a partir de uma instalação de biogás nas proximidades para esta finalidade. Somos capazes de atender a 80% da demanda de calor por este caminho.

Gás eólico

A partir de abril de 2012, utilizamos gás eólico em vez de gás natural para cobrir os 30% de calor necessários ao viveiro experimental. Trata-se de uma nova tecnologia.
Mas o que é o gás eólico? Ocasionalmente, as turbinas eólicas produzem mais eletricidade do que o necessário. Para armazenar esta energia, hidrogênio é produzido por eletrólise. Este hidrogênio é então processado e introduzido no sistema de distribuição de gás. Assim, o excedente de energia é armazenado e pode ser utilizado para produzir calor. É uma tecnologia de armazenamento que economiza recursos valiosos, tornando-se mais um pequeno passo em direção ao uso de energia sustentável.
Energia a partir de recursos renováveis
    Nem sempre é possível ser autossuficiente em energia. Por isso, às vezes é necessário comprar energia para compensar o déficit. Nestes casos, o fornecimento de energia é obtido pela Naturstrom AG, pois ela só fornece energia a partir de fontes renováveis. Ambos usam 100% de energia a partir da água, energia solar, eólica e biomassa. O que impressiona sobre este fornecedor é o fato de que a Naturstrom investe diretamente na construção de novas centrais de produção de energia renovável. Uma vez que utilizamos energia sustentável em todos os nossos estabelecimentos na Alemanha, a produção de CO2 praticamente será neutra em termos de energia elétrica em 2014. Desta forma, há muitas razões para escolher a energia produzida a partir de fontes renováveis.

Nossa usina termoelétrica

Desde novembro de 2013, produzimos energia e calor a partir de nossa usina em Lüneburg. Estes sistemas utilizam o princípio da cogeração de calor e de energia elétrica.
A produção de energia elétrica e calor ocorrem na usina termoelétrica, na qual é impulsionada por um motor de seis cilindros de gás, cujo calor de escape é usado para o processo de secagem na produção dos pellets lesmicidas.
Em 5.000 horas de operação, a planta de energia térmica gera 350.000 kWh de eletricidade por ano. Isso não só reduz nossos custos, mas também alivia a pressão sobre a rede elétrica. São utilizados 550.000 kWh de energia térmica na secagem dos pellets.

Pegada de carbono

Com o auxílio da TÜV Nord (Agência de Inspeção Técnica, Alemanha), criamos uma pegada de carbono para toda a empresa. É mais difícil do que se imagina para registrar e avaliar todos os fluxos de energia e insumos dentro da empresa. Podemos apenas documentar e avaliar as mudanças ao longo dos anos, uma vez que temos registros das situações atuais.